29.5.09

citando [11]

>
"Quem se gasta em palavras, raramente se gasta em acções"
Le Bon, Gustave

quem tem medo da Dona Ermelinda?

>
Num tribunal de uma pequena cidade, o advogado de acusação chamou a sua primeira testemunha: uma avó de idade avançada.
Aproximou-se da testemunha e pergunta:
-
D. Ermelinda, a senhora conhece-me?
- Claro. Conheço-te desde pequenino e francamente, desiludiste-me. Mentes descaradamente, enganas a tua mulher, manipulas as pessoas e falas mal delas pelas costas. Julgas que és uma grande personalidade quando não tens sequer inteligência suficiente para ser varredor. É claro que te conheço.
O advogado ficou branco, sem saber que fazer. Depois de pensar um pouco, apontou para o outro extremo da sala e perguntou:
- D. Ermelinda, conhece o defensor oficioso?
- Claro que sim. Também o conheço desde a infância. É frouxo, tem problemas com a bebida, não consegue ter uma relação normal com ninguém e na qualidade de advogado, bem... é um dos piores que já vi. Não me esqueço também de referir que engana a mulher com três mulheres diferentes, uma das quais, curiosamente, é a tua própria mulher. Sim, também o conheço. E muito bem.
O defensor, ficou em estado de choque.
Então, o Juiz pediu a ambos os advogados que se aproximassem do estrado e com uma voz muito ténue diz-lhes:
-
Se algum dos dois perguntar à velha se me conhece, juro-vos que vão todos presos.

Fingerman e o seu pequeno mundo

28.5.09

a fazer história!

>
Só espero que os clientes do Banco Mais não se lembrem de "fazer história" também!

proposta (in)decente

demissões - uma de três

>
Dias Loureiro devia deixar de ser conselheiro de Estado, Victor Constâncio devia deixar de ser governador do Banco de Portugal e Lopes da Mota devia deixar de presidir ao Eurojust.

Dias Loureiro confirmou ontem a sua demissão de conselheiro de Estado ao Presidente da República.
Está em marcha a segunda. Confrontada com a “ acumulação de indícios na comissão de inquérito apontando para uma actuação negligente do banco central face ao Banco Português de Negócios, a direcção da bancada parlamentar socialista já percebeu que é impossível ilibar Constâncio.”
Quanto à terceira, Lopes da Mota conseguiu evocar um artigo na lei para não ir ao Parlamento prestar declarações. Ainda não foi afastado do cargo, conta apenas com um processo disciplinar.

Cronologia dos principais acontecimentos aqui

isto é o que se chama ter mau perder

>

27.5.09

a euforia continua

> Susan Boyle passou à final depois de interpretar «Memory», do musical «Cats», de Andrew Lloyd Webber e está prestes a ganhar o concurso 'Britain's Got Talent'.

O público ficou mais uma vez impressionado com a sua actuação.
Mais do que a voz, o que continua a encantar é a sua história de vida. E, apesar de tudo, a sua simplicidade. Esta que foi rapidamente mudada para ficar bem na fotografia e é isso que preocupa. O súbito estrelato deu-a a conhecer ao mundo e se ganhar a Final vai com certeza multiplicar presenças em ‘reality shows’ e as revistas de televisão não lhe darão descanso. Conseguirá Susan Boyle manter aquilo que a caracteriza?
Este meio é implacável e aquilo que começou por ser um sonho pode rapidamente tornar-se num pesadelo.
Todos se lembram do Zé Maria e da sua vitória no Big Brother. Agora vive esquecido pela euforia, apenas lembrado pelas revistas sempre que sofre um novo internamento psiquiátrico.

24.5.09

Sedução de Sentidos_Varekai

>


Destaco o número que me transportou por momentos para outra dimensão. Vi-me a roubar as asas a Ícaro e voar para longe.
Apesar de ter adorado o espectáculo, este não conseguiu superar de todo o espectáculo do ano passado - Quidam. Magia pura! Impressionante!

Deixo aqui um pequeno exemplo.

22.5.09

Não é uma ironia?

>

















Quase 90 pessoas apanham a Gripe Suína e toda a gente quer usar uma máscara.
Mais de um milhão de pessoas tem SIDA e quase ninguém quer usar um preservativo.

...também há para todos os gostos!

Família de afecto versus mãe biológica

>
Chegou à Rússia junto com a mãe, que não poupou acusações ao casal de acolhimento de Barcelos, a menina que não sabe uma palavra de russo e que foi obrigada a regressar a um país e a uma família que não conhece.
O drama repete-se e temos mais um caso Esmeralda.
Resta saber quem vai querer lembrar o caso de Alexandra, agora que o avião aterrou.

Mudam-se os tempos, mudam-se os meios

>
Na campanha americana, Plouffe construiu a melhor campanha política da história dos Estados Unidos da América, servindo-se das novas tecnologias, unindo as pessoas para um novo ideal. Conseguiu o "impossível" ao colocar Obama na presidência.
Nós por cá, as forças partidárias parecem decididas a seguir-lhe o exemplo, mas com a diferença de não acreditarem ser possível que algum grupo de assessores consiga "transformar Sócrates em Obama".
>
A questão é que nem todos têm ainda acesso à internet e seria um erro fazer campanha apenas recorrendo às novas tecnologias. Para além disso, nós por cá, não vamos achar muita graça se acabarem com os circuitos da sardinha assada, com os jantares de apoio bem regados, com os tais comícios e animação associada, com a distribuição de beijinhos e, muito importante, com os brindes. Somos um povo com tradição, convém não esquecer!
>
Também o Papa aderiu a este movimento e parece decidido a tirar partido das novas tecnologias para chegar mais perto dos jovens. Veja como aqui

20.5.09

Genialidades em giz

>>
A partir de hoje e até Sábado, Julian Beever, o conhecido artista inglês a quem já apelidaram de "Picasso das ruas" vai ilustrar o chão no Largo Camões, em Lisboa.
Todos conhecem os seus desenhos, já encheram de cor a rede e não se cansam de circular na internet. Segundo Julian, a arte é de todos e nada melhor do que estar na rua para chegar a toda a gente.

e os fãs agradecem!

>>


São nove os temas que integram o álbum "LeftRightLeftRightLeft" da banda inglesa Coldplay, disponibilizado online e que pode ser descarregado gratuitamente através do site oficial da banda.

19.5.09

XIV Gala dos Globos de Ouro

>>
Destaco os dois momentos mais emocionantes da Gala.
Um deles, a prova que é possível fazer humor com coisas que nos deixam tristes, aceitando esse sentimento, sem raiva ou mágoa e que 'rir é mesmo o melhor remédio'.
António Feio igual a si mesmo:




No outro, a homenagem que Nuno Lopes presta a António Feio oferecendo-lhe o globo de Melhor Actor que acabara de ganhar na categoria de cinema. Um gesto inesperado, bonito e sem dúvida, emocionante.

18.5.09

Festival Eurovisão da Canção

>>
No ano em que nasci, José Cid cantou e encantou com "Um Grande, Grande Amor". Conseguiu recolocar-nos entre os 10 melhores. Mas foi 'sol de pouca dura' a julgar pelos maus resultados que se prolongaram por mais de uma década.
Mas para a pequenada, eu incluída, não havia maus resultados. O Festival Eurovisão era um acontecimento único nas nossas brincadeiras. Ficava em pulgas à frente da televisão, à espera que anunciassem a canção portuguesa, que logo ficava no ouvido, para ser cantarolada vezes sem conta no dia seguinte.
Recordo vagamente a letra da música "Conquistador" e os Da Vinci, mas muito bem a de "Amor D'Água Fresca" da Dina. Nucha e Dulce Pontes não ficaram no ouvido por não serem 'cantáveis', ou pelo menos não tanto quanto a Anabela e "A Cidade (Até Ser Dia)".

Em 1994 cheguei a pensar que íamos fazer história com Sara Tavares a "Chamar a Música", mas o melhor que conseguimos foi um 8º lugar. No ano seguinte, "Baunilha e Chocolate" de Tó Cruz não convenceu e, por esta altura, o Festival da Eurovisão começou a perder aquele fascínio que nos cravava frente à televisão, aquele sentimento que se renovava ano após ano, de acreditarmos piamente que tínhamos canção para chegar finalmente ao top. Mas ano após ano assistíamos às contagens finais e Portugal não conseguia pontos suficientes para chegar à vitória.
Desde a nossa primeira participação no Festival da Eurovisão, não conseguimos ir além de um 6º lugar em 1996 com a canção "O Meu Coração Não Tem Cor" interpretada por Lúcia Moniz. Coroou-nos de glória e acreditámos ser possível ir mais longe, mas todas as nossas esperanças saíram goradas ao termos ficado na última posição e sem pontuar em 1997. Nunca mais recuperámos. O sentimento mudou, estávamos lá mas acho que sem acreditarmos verdadeiramente sermos capaz de vencer. As participações que se seguiram falam por si. Nunca mais conseguimos ficar entre os 10 melhores. Nem mesmo Vânia Fernandes e a "Senhora do Mar (Negras Águas)" em 2008. Iludiu os mais crentes com a sua voz portentosa e pontos conseguidos durante a fase de apuramento, chegando a ser considerada por muitos como uma forte candidata à vitória, mas não conseguiu ir além da 13ª posição.



De novo lançados na ribalta das expectativas, Flor-de-Lis e a canção "Todas as ruas do amor" mais uma vez favorita à vitória (esta parece ser a nossa sina, gostam da nossa prestação, mas na hora de votar, "valores mais altos se levantam"), não ficou além da 15ª posição.
Considerando que levámos 43 canções a concurso desde 1964,
a nossa posição média na tabela de classificações é o 14º lugar, não estivemos portanto muito longe do nosso lugar cativo.
>
Será que devíamos ter levado ao Festival da Eurovisão a Luciana Abreu?

Enjoy yourself . . . It's later than you think!

>>

TUDO O QUE SONHEI - uma comédia hilariante protagonizada por Queen Latifah.

"Next time... we will laugh more, we'll love more; we just won't be so afraid."
-----------------
"You wait and you wait for somethin' big to happen... and then you find out you gon' die."

13.5.09

Oinc oinc atchim!

>>
A gripe fez mais uma vítima: moi même!
O momento era propício a desaires e, quer queiramos quer não, quando estamos doentes pensamos sempre no pior.
Tomada pela febre, devo ter alucinado e deixei-me levar pelo devaneio de pensar que a minha pessoa iria contribuir para engrossar as estatísticas, iria tornar-me no segundo caso (sem o alarido do primeiro, mas ainda assim) de Gripe Suína/A (H1N1) no nosso país.
Imaginei o destaque que o mesmo iria ter: notícia de abertura de Telejornal (ou a merecida interrupção de emissão), notícia de primeira página em todos os jornais diários, notícia de última hora online. Enfim, o caso andaria na boca do Mundo...
Coloquei a Ministra da Saúde a dar mais uma conferência de imprensa dando conta que não há sinais para alarme, uma vez que fiquei em casa de quarentena durante 3 dias, logo sem qualquer possibilidade de haver lugar a contágio. Acrescentaria que está aguardar o resultado das análises para oficializar a subida no ranking.
Os sintomas estavam lá, quanto a isso não havia dúvidas. Febre repentina, dores no corpo, congestionamento nasal, calafrios e mal-estar geral.
Comecei a pensar onde poderia ter contraído a doença, seria das visitas diárias a Revolutionary Road - Connecticut - para privar com os Wheeler (o livro que estou a ler)?
Não vi por lá ninguém alarmado e não percebi que se falasse sequer no assunto.
>
Subitamente ouço a campainha e em seguida sinto o cheirinho a canjinha quente com limão e hortelã que a boa da vizinha se lembrou de trazer.
Veio posteriormente a confirmar-se que era gripe de facto, mas na sua estirpe mais clássica. Não houve conferência de imprensa, não houve destaque e não houve subida no ranking mundial de casos confirmados de Gripe Suína/A (H1N1).
Só mais um caso de gripe a juntar aos milhares nesta época!

As insónias de Sócrates!

>>
José Sócrates revelou ontem que também tem «momentos de "angústia" e de falta de sono por causa do desemprego, a sua única prioridade neste momento».
Será que o Sr. primeiro-ministro começa a temer pelo seu emprego?

Ou será de tanto pensar na sua ida à Madeira esta sexta-feira? Será recebido de “braços abertos” garante Alberto João Jardim
e uns dias de descanso na ilha de Porto Santo fazem milagres Sr. primeiro-ministro!

8.5.09

Cirque du Soleil (parte I)

>>
Depois do fabuloso












a que assisti em 2008, vou repetir a dose de deslumbramento.
Espero ficar igualmente extasiada com um espectáculo de luzes, de movimentos suaves, de imagens coloridas que nos envolvem e nos conduzem a um mundo mágico nunca antes visto.

Cirque du Soleil (parte II)

>>
Somos convidados a descobrir...

"No fundo de uma floresta, no topo de um vulcão, um mundo extraordinário. Um mundo onde outras coisas são possíveis. Um mundo chamado Varekai. Um jovem solitário cai dos céus e assim começa a história de Varekai.
Num lugar fabuloso habitado por criaturas de mil metamorfoses, este jovem homem lança-se numa aventura absurda e intrigante. Neste dia, neste lugar longínquo onde tudo é possível, inicia-se uma celebração à vida redescoberta.
A palavra varekai significa «em qualquer lugar» na língua dos ciganos, os eternos nómadas. Varekai é uma homenagem ao espírito nómada, à alma e à arte da tradição do circo, bem como à paixão infinita de todos os que continuam a sua busca no caminho que leva a Varekai."
>>

7.5.09

Num país imaginário...

>>
...as forças partidárias teriam "responsabilidades muito particulares na construção de soluções de Governo", mas no país que temos, as preocupações são outras.
As forças políticas digladiam-se entre si em vez de agirem em conjunto “na procura de respostas para ultrapassar os actuais problemas do país.
Quando um abre a boca, imediatamente outro vem rebater o que foi dito num chorrilho de acusações mútuas, não tendo outro efeito a não ser descredibilizar (ainda mais) a classe política.
> SENHORES, os portugueses estão cansados de querelas ditas político-partidárias.
Todo este espectáculo circense só vem contribuir para aumentar ainda mais a indiferença de todos, jovens e não só, em relação aos destinos do País. Os tempos estão de facto muito difíceis, mas todos parecem ter a solução certa para o problema da crise, desde que esta sirva os seus próprios interesses.
> SENHORES, não ataquem as palavras, não pensem nelas como um recado, são apenas palavras que apelam ao esforço de cada um para credibilizar a vida política, ou será que já perderam a noção de como isso se faz ou que isso seja possível?
> O Sr. Presidente (re)lembra os mais esquecidos:
(...) Esse esforço não dispensa algo de muito simples: ouvir o povo e falar-lhe com verdade. Vender ilusões não é, seguramente, a melhor forma de fortalecer o imprescindível clima de confiança que deve existir entre os cidadãos e a classe política (...) ”.
Este "não é um tempo de propostas ilusórias", nem de fazer
"promessas fáceis que depois se deixarão por cumprir". "Dizer que a realidade será fácil é faltar à verdade para com os portugueses".

VERDADE, algum dos SENHORES ainda se lembra do que significa ou só recordam a medida com que deve ser usada?

Conferência (parte II)

...no Sábado!
Aparato policial hoje? Fraquinho, fraquinho....

6.5.09

Imagem sem Legenda [2]

>>












Citando [10]

>>
"O tempo que passa não passa depressa. O que passa depressa é o tempo que passou"
Ferreira, Vergílio

Nos próximos dias, vão estar aqui ao lado...

>>
...personalidades tão distintas como
>Danny M. Leipziger,
>David Held,
>Jens Bigum,
>Álvaro de Vasconcelos,
>Judite de Sousa,
>Fernando Henrique Cardoso,
>Samir Amin,
>Yegor Gaidar,
>David Held,
>Robert Hunter,
>Radha Kumar,
>Shi Yinhong,
>Carlos Zorrinho,
>Isabel Aguilera,
>Belmiro de Azevedo,
>António Carrapatoso,
>Basílio Horta,
>Mary Robinson,
>Victor John Mallet,
>Joseph Stiglitz,
>Vítor Martins,
>Francisco Sarsfield Cabral,
>Leopoldo Guimarães,
>Carlos Pimenta,
>Manuel Aranda da Silva,
>Chris Skrebowski,
>Alfredo Valladão,
>Nuno Rogeiro,
>Tony Blair,
>João de Deus Pinheiro,
>José Manuel Fernandes,
>S. Hossein Adeli,
>José Maria Aznar,
>Carlos Lopes,
>Tariq Ramadan,
>Maria João Rodrigues e
>António Vitorino
na Conferência - Desafios Globais, Respostas Locais - que decorre de 7 a 9 de Maio no Centro de Congressos do Estoril.
Se a maior parte destes nomes não te diz nada,
descobre aqui quem é quem.

Nem imagino o aparato policial que vai estar montado...

5.5.09

Citando Palavras [2]

"Dir-se-á que em 2010 a recuperação cá é mais fraca que lá fora. Só que as previsões de 2010 têm a prevenção inscrita nos quadros 'cenários de políticas inalteradas' e, entre nós, as medidas anticrise são de curto prazo, esgotam-se em 2009."
António Perez Metelo

Finalmente...

...alguém que VÊ e, mais importante, FALA das coisas como elas são!

> Medina Carreira em entrevista para o Correio da Manhã

Da entrevista, destaco os pontos:

LC – Cavaco Silva tem razão quando diz que não se deve governar para as estatísticas.
- Com certeza. Não se deve governar para as estatísticas. Deve governar-se em função de um objectivo e daquilo que é fundamental para o País. Porque nós andamos distraídos com tanta coisa e não percebemos que quando se fala de economia não estamos a falar de economia. Estamos a dizer desemprego, pobreza, desigualdades e riscos para o Estado social. Com esta economia que cresce 0,5 % ao ano dentro de dez anos as políticas sociais têm de ser completamente revistas. Não há dinheiro para manter estas políticas sociais.(...)

LC – Muito bem. O que temos em cima da mesa é um primeiro-ministro chamado José Sócrates, uma líder do PSD chamada Manuela Ferreira Leite e depois temos os outros partidos. Qual é a solução para sair desta situação que acaba de nos relatar?
- Eu acho que é muito difícil sair da situação porque os partidos estão gangrenados. Os partidos não trabalham em função de valores, de ideologias, de objectivos, de programas. Os partidos trabalham em função do assalto ao Orçamento. Porque o Orçamento dá para colocar os amigos, dá para fazer negócios.

Em ano de eleições, preparam-se as promessas eleitorais e com certeza vamos ter 'mais do mesmo'. Sobre os partidos que temos, faço minhas as palavras de Medina Carreira: "É uma caldeirada relativamente irrelevante".

4.5.09

Surto, qual surto?

>>
No Público:
«A Organização Mundial de Saúde (OMS) reviu o balanço de casos de da gripe A H1N1 para 985 confirmados num total de 20 países: entre eles os 25 mortos ocorridos no México e um nos Estados Unidos.»
>>

«Nos Estados Unidos, os serviços de saúde vêem também razões para algum optimismo. O director do Centro para o Controlo de Doenças (CDC), Richard Besser, disse que o novo vírus "não se mostra mais agressivo do que as estirpes observadas na gripe sazonal", que mata anualmente 36 mil americanos. O CDC confirmou ontem 226 casos no país (mais 62 do que na véspera), mas há apenas uma vítima mortal - um bebé de 23 meses, residente no Texas, que morreu nos primeiros dias do surto.»

Fala-se, enfatiza-se, mas os números falam por si. Vive-se um estado de pânico fabricado pela comunicação social e, Portugal, com a mania de que não quer ser menos que os outros e querendo também ser notícia, fala na grande probabilidade de se confirmar o primeiro caso de Gripe Suína/A H1N1 no nosso país.

Há flagelos bem maiores e que nem sempre têm o devido destaque ou, se o têm, é sempre distorcido pelas circunstâncias. Estou a referir-se ao vírus do HIV, esse que afecta e mata de facto milhões.

O mais novo utilitário lá de casa

>>
SMS40M02EU »SuperSilence«
Máquina de lavar loiça ActiveWater, 60 cm, branco
<
Depois de perder algum tempo a comparar modelos e especificações:
>> consumo de água (12L – tinha de gastar o menos possível);
>> eficiência energética (AAA, claro);
>> nível de ruído (48 db a pensar nos vizinhos e na hora tardia a que devo colocar a máquina a funcionar);
>> Nº de programas (4 – sem programas desnecessários, o básico);
>> funcionalidades:
Ø Indicação electrónica de "falta de sal" e "falta de abrilhantador" (despistada como sou não tem como não ver);
Ø AquaSensor e sensor de carga (sem desperdício de água, gestão inteligente dos recursos)
>> preço (na hora de escolher, o mais importante foi mesmo o consumo de água e a eficiência energética porque não raras vezes 'o barato sai caro' e eu não quis cair nesse erro).
<
Sei que parece parvoíce colocar aqui este post, mas quem me conhece sabe o quanto este utilitário vai mudar a minha vida.

3.5.09

para o Dia da Mãe


Butterfly Fly Away
Miley Cyrus
Composição: Glen Ballard / Alan Silvestri >
Letra aqui / Tradução à Letra aqui

2.5.09

Faz hoje 4 anos
2 de Maio de 2005 - um momento inesperado!
Ainda que tudo te diga e prove que não tens hipótese, não deixes de ir em frente, o NÃO está garantido e, no fim talvez consigas o inesperado!

Citando [9]

>>
"Os loucos abrem os caminhos que depois emprestam aos sensatos"
Dossi, Carlo

Ousar, sem pedir licença!

III. AS QUINAS
QUINTA / D. SEBASTIÃO, REI DE PORTUGAL
Louco, sim, louco, porque quis grandeza
Qual a Sorte a não dá.
Não coube em mim minha certeza;
Por isso onde o areal está
Ficou meu ser que houve, não o que há.
Minha loucura, outros que me a tomem
Com o que nela ia.
Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadáver adiado que procria?


O poema faz parte de "Mensagem" de Fernando Pessoa.

Imagem sem Legenda [1]

>>

1.5.09

New in Town - De Malas Aviadas

>>


de rir e chorar por mais! Hilariante!
Bem ao estilo de Zellweger.

Lucy (Renée Zellweger) é uma mulher de negócios que trabalha numa grande empresa em Miami e é enviada para uma pequena cidade do Minnesota, no meio do frio e do nada, por causa da reestruturação de pessoal de uma fábrica. Depois de uma fria recepção das pessoas da comunidade, Lucy acaba por afeiçoar-se ao charme da pequena cidade e fazer amigos. Quando lhe é dada ordem para despedir todos os funcionários da fábrica, é obrigada a repensar os seus objectivos e prioridades. Cinecartaz