30.6.09

150 anos de prisão para Bernard Madoff

---
Madoff é detido a 11 de Dezembro de 2008 acusado de montar uma gigantesca fraude provocada por um esquema piramidal – os prejuízos ascendem a 46 mil milhões de euros (65 mil milhões de dólares).

A 12 de Março de 2009 é ouvido no Tribunal de Manhattan onde se declara culpado pela autoria de 11 crimes entre os quais fraude, branqueamento de capitais, perjúrio e falso testemunho, afirmando, no entanto, estar "profundamente arrependido."
(nós por cá, não há arrependendidos uma vez que todos têm a 'consciência tranquila').

Cerca de seis meses depois, é condenado a 150 anos de prisão, naquela que é considerada a maior burla financeira de todos os tempos. A pena aplicada é a máxima possível para o tipo de delitos porque foi condenado.
--
Sobressai deste processo a celeridade com que a justiça norte-americana julgou este caso. Em relação ao andamento dos nossos casos mais mediáticos, continuamos em averiguações...

29.6.09

acabou (outra vez) a crise!

---
Bastou uma variação ligeiramente positiva em indicadores como a confiança dos consumidores portugueses e o indicador de clima económico para Teixeira dos Santos decretar imediatamente que são "sinais positivos que indicam que a crise se aproxima do fim".
Será que acredita que, se disser muitas vezes "estamos a chegar ao fim", ele acaba mesmo com a crise?

majestosa presença

---

Seguimos como que ao longo de um estreito guardado a preceito por cegonhas do alto dos seus ninhos construídos ou ali colocados.

Alentejo - Mértola - Moreanes

---
Não há nada melhor que uma escapadinha de 2 dias e sem programa definido além de ir a uma exposição de fotografia.

Quinta-Feira, 25 de Junho
Planeamos sair pelo fresquinho da manhã para não repetirmos a proeza de estarmos a caminho de Mértola em plena hora de ponta para um calor abrasador. Desta vez o tempo ajudou e a viagem de carro foi bem mais agradável. Transpor a ponte Vasco da Gama é sempre um prazer renovado. Quase tida como um portal para outros mundos, os conhecidos e dos quais guardamos as melhores recordações e os desconhecidos ainda por desvendar.
Mas no que toca a esta viagem, são quilómetros e quilómetros de campos ondulantes de amarelo, preenchidos de girassóis que são o rosto da paisagem alentejana.
Descendo um pouco mais em direcção ao Baixo Alentejo, avistamos os montes agrícolas outrora vivos que, agora abandonados, vestem as cores da desolação. Quem olha não deixa contudo de sentir-se inebriado com a paisagem agreste talhada pelos elementos naturais e pelo silêncio que lhe confere uma beleza sem igual.
Seguimos como que ao longo de um estreito guardado a preceito por cegonhas do alto dos seus ninhos construídos ou ali colocados.

Mértola, vila-museu sobranceira ao Guadiana, eis-nos chegados ao nosso destino.
Mas antes de continuar é tempo de revigorar forças e parar para almoçar. Sentadas no Restaurante O Repucho, entre garfadas decidimos que, findo o repasto, subiríamos ao Castelo que avistávamos da esplanada.

Subimos ao longo de ruas estreitas, ornadas de casinhas rasteiras caiadas, aninhadas na muralha que abraça a pacata vila outrora grandiosa pela sua importância comercial.
Deteve-nos a invulgar – dada a sua estrutura quase quadrangular – Igreja Matriz, de origens mouras. Conserva da sua estrutura inicial o mirhab (altar árabe voltado a nascente) e as portas com arcos em ferradura.
Reiniciamos a subida em direcção ao Castelo. Não demoramos em chegar. Aos pés deste desenrolam-se escavações arqueológicas que nos revelam indícios da ocupação romana e árabe da cidadela.
Ao subir até à muralha lembro-me de achar louvável o esforço feito no sentido da preservação da edificação, mas utilizar mármore branco nas escadas e cimento? Qualquer que seja o fundamento, a sua utilização peca por não se enquadrar no conjunto, agredindo a sensibilidade de quem olha.

Deixámos Mértola e seguimos para Moreanes. Tranquilo, um punhado de casas a alguns quilómetros de distância.
Recuperado o fôlego fomos jantar. Não no Restaurante Alentejo que aparece em todos os roteiros turísticos, mas no Restaurante Pires onde desfrutamos das especialidades alentejanas.
Sobre a exposição fotográfica – motivo da nossa vinda a Moreanes, não há palavras que descrevam o turbilhão de sensações despertadas. As duas imagens do cartaz, centrais na exposição, resumem a intenção do fotógrafo que procura materializar a perda e o que ela representa. Uma parede despida, carcomida pelo tempo e pelos elementos. No lado oposto, a mesma parede, preenchida por uma cadeira (que adoro) e demais objectos que procuram encher o vazio.
O passado tomou depois conta da conversa naquela esplanada à beira da água. Entre emoções, foi sem esforço que nos rendemos ao cansaço e ao fresco da noite, decretando o fim daquele dia.

Sexta-Feira, 26 de Junho
O dia amanhece soalheiro e para não perdermos muito tempo, despachamos o pequeno-almoço com torradas em pão alentejano. Delicioso como só no Alentejo, onde um dia já se moeu e já se fez muito pão, a julgar pelos moinhos em ruínas.

Saímos em direcção à praia fluvial da Tapada Grande em São Domingos decididas a aproveitar o sol e a água, depois de vários improvisos.
Deixámos, relutantes, aquela piscina natural, a calma só possível em Junho, com a falta dos habituais veraneantes que ainda não passam por ali férias.
Cerca de alguns quilómetros à frente, que é como quem diz logo ali ao lado, estão as ruínas da Mina de São Domingos. A mina que foi um dia uma das mais importantes explorações de minério da Península Ibérica e de onde partiam, no século XIX, milhares de toneladas de pirite, a mina que está hoje voltada ao abandono.

E como o que é bom acaba depressa, quando voltamos à realidade estava na hora de regressar a Lisboa. Esticámos o quanto conseguimos aquele dia e quando encetamos a nossa viagem era já noite cerrada. Entre despedidas, ficou a promessa de voltar uma e outra vez.

24.6.09

quanto vale uma imagem?

---
A Kodak anunciou que deixará de produzir os rolos KODACHROME, 74 anos após terem sido colocados à venda. O aparecimento de rolos com resultados a nível da cor semelhantes e menos dispendiosos, bem como a massificação do suporte digital ditaram o fim do rolo a cores mais antigo do mercado.

Contudo, a este tipo de diapositivo ficará para sempre ligada a imagem da afegã Sharbat Gula captada em 1984 por Steve McCurry. Viu-se transformada num verdadeiro ícone mundial e foi capa da National Geographic de Junho de 1985.
Steve McCurry terá o privilégio de usar os últimos rolos e as fotografias que deles saírem serão entregues ao museu Eastman House, em Rochester (EUA).
Clica aqui para ver outros momentos KODACHROME. Podemos confirmar neles a descrição que muitos fizeram das cores presentes nas fotografias registadas em rolos KODACHROME - tonalidades "vibrantes, ricas e intensas".
---
Estará o fim do vulgo rolo à vista?

23.6.09

até ontem eram 200 milhões de euros...

---
...esta manhã, a cláusula de rescisão de Cristiano Ronaldo passa a 1000 milhões de euros!
Feitas as contas, Cristiano Ronaldo vai ter de rentabilizar cada cêntimo investido, até ao fim da sua carreira...no Real Madrid. No final das 6 temporadas previstas no contrato que assinou, terá 29 anos - idade, portanto, para ter juízo.
Não acredito que haja megalómano maior disposto a pagar esta quantia para ter Cristiano Ronaldo no seu plantel, nem mesmo o xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, proprietário do Manchester City.
Esta cifra é tão completamente absurda que se pensarmos nas cláusulas de rescisão de Puyol, Raúl e Van Nistelrooy que já eram altas (180 milhões de euros) ou ainda a de Messi no valor de 150 milhões, até parece que estamos a falar de meia dúzia de trocos!
Continuo sem conseguir acreditar que esta obscenidade de dinheiro seja real!!

até ao lavar dos cestos é vindima

---
- O PS perdeu as eleições europeias – FACTO;
- Estamos a falar das eleições europeias e não das legislativas – FACTO, Sócrates faz questão de esclarecer, não vá o eleitorado ter dúvidas: "Nas eleições legislativas pergunta-se que Governo é que os portugueses querem, que primeiro-ministro querem, se do PS ou do PSD";
- O engenheiro Sócrates sofre "derrota pessoal" – FACTO, mas não foi ele quem foi a votos;
- Sócrates, numa versão exemplo de "humildade", reconhece o "desgaste do Governo" e as "reformas muito ásperas mas necessárias" que teve de fazer e promete "explicar melhor as reformas" e continuar a construir a tal "solução política que enfrente a crise" – FACTO;
- Estamos perante uma "grande vitória" do PSD – FACTO, mas daí a este proclamar que "já vê o fim de um ciclo do Governo do PS" parece-me um pouco precipitado. Se um é acusado de presunçoso, o outro peca pela presunção!
É muito difícil apelar à contenção quando todos partilham da euforia que se vive no interior do partido, este sedento de poder até há bem pouco tempo.
Muito se fala e pouco se diz, nada a que não estejamos já habituados! Mas uma coisa é certa, "até ao lavar dos cestos é vindima"...

22.6.09

citando [12]

"O medo do perigo é mil vezes pior do que o perigo real"
Defoe, Daniel

as virtudes da timidez

---
Enquanto colocava alguma ordem na confusão de papéis que vou amontoando em cima da minha escrivaninha, encontrei este recorte que já havia esquecido que tinha e que hoje publico aqui. Revejo-me em cada uma das suas definições, apesar de tudo o que mudou.

«São os tímidos, os tímidos convictos, que têm a minha admiração. Não se impõem aos outros à força; quando falam, geralmente é porque têm qualquer coisa de importante para dizer, ouvem as nossas histórias até ao limite da paciência e são o ombro em que mais apetece chorar. Normalmente, são muito mais sábios porque perderam mais tempo a observar o que se passa à volta - e conseguiram fazê-lo sem serem notados. Mas, acima de tudo, têm um sorriso que os extrovertidos geralmente não têm. Não é frequente, e por isso tem muito mais graça e depois começa num canto da boca e vai-se transformando num sorriso só aos poucos e poucos. Uma grande vitória é quando conseguimos que deixem durante um bocadinho de ser tímidos, ou que deixem de ser tímidos connosco - não vale usar copos para os desinibir. Para ser especial, é preciso que o tímido se sinta tão seguro que seja mesmo ele próprio. Que fale dele e das coisas que o chateiam, faça aqueles comentários cínicos de quem afinou muito bem as palavras antes de as dizer. Os tímidos escusam de trazer flores ou presentes no dia de São Valentim. Basta aparecerem!» in Noticias Magazine, Isabel Stilwell

Durante muito tempo não consegui ver virtudes na timidez.
Que virtude poderia haver no facto de todos acharem que somos um 'bicho do mato', apenas porque estamos quietos no nosso canto? Deixamos que outros se evidenciem pelas piadas, conversa de ocasião, gargalhadas e figuras tristes e pensamos que um dia também vamos conseguir ser assim. Esse dia nunca chega e percebemos que não vai chegar porque definitivamente não somos assim! E com o tempo isso deixa de ser o fim do mundo!
Aceitamos aquilo que nos caracteriza, mas só depois e porque alguém nos diz que não há mal em ser assim. Num de repente, passamos a levitar. Arrancamos finalmente esse sentimento do nosso peito e tudo se ilumina subitamente. Todos percebem que algo mudou. E mudou de facto, deixamos que querer ser para sermos nós próprios e, de uma vez por todas, sem medos!

18.6.09

come here to have a birthday kiss

---







A partir de certa idade, não vou dizer qual porque não se pergunta a idade a uma senhora, deixamos de querer fazer anos. Deixamos simplesmente de querer lembrar as muitas velas que ao longo dos anos fomos acrescentando ao bolo, porque [pensamos nós] deixámos de ter fôlego para apagar aquilo que mais parece uma floresta em chamas.
Passamos a querer uma coisa mais discreta porque acreditamos já não ter idade...
Difícil é fazer com que os outros esqueçam também, aqueles que ligam desde sempre e que não vão parar de ligar só porque decidimos suprimir do calendário o dia 18 no mês de Junho (as estações do ano andam mesmo todas trocadas, acabar com os anos a que chamamos bissextos talvez não tivesse consequências de maior).
Mas como consegui-lo? Podemos alegar uma amnésia temporária que nos leva a esquecer o dia, o paradeiro de determinados objectos, como o telefone fixo ou as instruções do telemóvel, o que nos tornaria incontactáveis por um dia.

Mas o pior de querer esquecer é que há sempre alguém determinado a fazer com que lembremos, a tentar fazer-nos ver o lado bom das coisas. E o lado bom de fazermos anos é o carinho com que nos recordam e nos relembram (porque nestas ocasiões temos sempre memória curta) que não é preciso uma data para nos sentirmos especiais.

Pode não haver festa, pode não haver bolo, podemos até nem saber quantas velas são, mas o que não vai faltar NUNCA é o carinho que se dedica a alguém que nos ama como se fosse nossa mãe de verdade! Parabéns neste dia especial e a alguém muito mas muito especial!

Sócrates - o de antes e depois

---












Instado a avaliar o seu papel como primeiro-ministro, José Sócrates respondeu:
"Estou muito satisfeito comigo (...) É preciso muita determinação para andar na vida pública.
> num só tempo: o primeiro-ministro, José Sócrates, o de antes

Mas não quero ser juiz em causa própria, vamos deixar esse julgamento para os portugueses".
> o novo José Sócrates, exemplo de "humildade" a tentar "chegar mais perto" dos cidadãos.

17.6.09

eleições - take II

---
Cavaco Silva diz que ainda "não há qualquer decisão" sobre a data das eleições legislativas e autárquicas, mas que as duas datas podem "eventualmente coincidir".
---
Espero que o Governo entenda a indirecta e marque eleições para o mesmo dia. Assim eu 'matava dois coelho com uma cajadada só' na hora de votar.
---
Acabo de ler a notícia, passo os olhos pelos comentários deixados por outros leitores (des)interessados e deparo-me com um que não consegui resistir em colocar aqui. Assinado por Gina, V.N.Gaia, relata o seguinte: «No dia 7 de Junho, dia de eleições Europeias, uma senhora que ia votar perguntou à mesa, quantas cruzes podia pôr. Foi informada que era só uma cruz. "Eles são todos bons!" disse a senhora e, donde eu estava pude ver o movimento do seu braço a desenhar uma cruz do tamanho do boletim!!!! »
Ironicamente delicioso. O voto pode ter sido considerado nulo mas não deixou de ser um voto consciente.

maybe it was a fly called Ahmadinejadzzzzzzzzz

---


Obama mata mosca durante entrevista televisiva ao canal norte-americano CNBC.

16.6.09

trocos portanto?

---

no rescaldo das Europeias

---
Sócrates deixa de falar em maioria absoluta para falar "numa maioria parlamentar que dê condições para governar"

Terão os resultados eleitorais "decepcionantes" feito José Sócrates cair do alto do seu pedestal, obrigando-o a converter o seu discurso à "humildade", virtude que não conhece?

(Foto roubada ao
31 da Armada)

a facturar como gente grande

---
Assim como o passe de um futebolista vale o que alguém está disposto a dar por ele, o mesmo acontece em relação a Susan Boyle. Numa semana de extravagâncias, eis mais uma.
Completamente recuperada do esgotamento que teve depois de ter perdido a final do Britain's Got Talent, Susan Boyle parece estar determinada a tirar proveito da emoção que causou por conta da sua participação no programa e pede de cachet a módica quantia de 125 mil euros por três canções de 4 minutos.
A televisão é realmente um produto fantástico. Dá às pessoas aquilo que elas querem e estas convertem-se com uma facilidade que só visto. Parece que ainda vamos ouvir falar e muito desta senhora finalmente desvirtuada...pela fama.

15.6.09

a crise que não é para todos!

---
O Manchester United embolsa 94 milhões de euros com a transferência de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid. Crise, qual crise?

Esta cifra ultrapassa o limite do absurdo!
No final, parece que todos têm um preço e se há dinheiro para satisfazer esse preço tanto melhor - Cristiano Ronaldo fica contente porque realiza o seu sonho de criança em jogar no Real Madrid, o Manchester United acede em "vender" face à soma astronómica oferecida e o Real Madrid, se paga é porque o pode fazer (a pergunta é: de onde vem este dinheiro que alimenta as excentricidades de Florentino Pérez?).
E tudo isto torna-se possível porque o futebol serve de ópio ao povo e enquanto continuar a procura, vamos continuar a assistir a loucuras milionárias.
---
Espero que ele saiba gerir a imensa pressão que vai sofrer para estar à altura daquilo que esperam dele. A sua imagem vai ser explorada até ao limite, para o bem e para o mal, na mira dos mais críticos, não vai ter descanso, para além da concorrência dentro das quatro linhas. No Manchester United era o 'menino de ouro' que todos traziam nas 'palminhas', o único sítio onde não tinha de provar mais nada a ninguém. O mesmo não vai acontecer no Real Madrid, porque há outros 'meninos' que também querem ser 'bonitos'.
O tempo dirá se este sonho que quis tornar realidade não se torna prematuramente num pesadelo.

porque é que custa tanto voltar...

---
...depois de um fim-de-semana prolongado com cheirinho a férias?

8.6.09

europeias - resultados à lupa de cada um

---
---
PSD > 31,68% >> 8 deputados eleitos
---
Manuela Ferreira Leite conseguiu, sem sombra de dúvida, calar as vozes do contra, inclusive as do seio do seu partido. Contra todas as expectativas, Paulo Ranger revelou-se um candidato à altura do desafio.
---
BE > 10,73% >> 3 deputados eleitos
---
Seguramente o melhor resultado de sempre (resta saber se serão apenas votos de protesto ou se de facto as coisas estão a mudar)

O CDS-PP consegue manter sozinho os mesmos deputados, depois da coligação de há quatro anos com o PSD. O homem da campanha - Nuno Melo.
---
CDS-PP > 8,37% >> 2 deputados eleitos
---
---
CDU >10,66% >> 2 deputados eleitos
---
PS >26,58% >> 7 deputados eleitos
---
A escolha do candidato não terá sido a mais acertada e o seu empenhamento e presença constantes na campanha não surtiram o efeito esperado, antes pelo contrário. Sofreu ontem nas urnas a sua primeira derrota eleitoral. Os votos de protesto e a abstenção falam por si.
Ao contrário do que José Sócrates pretende fazer crer, esta derrota pesa e muito nas legislativas que estão a chegar.

Em branco: 4,6%
Nulos: 2%
Abstenção: 62,5%

a 93 minutos do fim...

---
...o milagre acontece!
Um golo de Bruno Alves - o central que fez de ponta de lança - na recta final do encontro com a Albânia. Portugal mantém vivo o sonho de estar presente no Mundial 2010.
---
Ainda há quem seja eleito o melhor jogador [da Liga 2008/09] e dê provas disso em campo!

5.6.09

incrível como não perde uma

---
Confrontada com o facto de não ter entregue ao Tribunal Constitucional uma declaração de rendimentos quando cessou funções como deputada do CDS-PP, Manuela Moura Guedes argumenta "que a entrega desta declaração seria uma mera formalidade da qual não tinha sequer conhecimento" e logo aponta o dedo a José Sócrates que também "não entregou a declaração relativa a 2001 e 2002, os anos em que foi ministro do Ambiente, falha que não foi fiscalizada."
---
1º - Se há coisa que não esqueci das aulas de Direito foi a velha máxima de que " o desconhecimento da lei não aproveita a ninguém".
2º - Convençam-se do contrário aqueles que pensam que José Sócrates tem a ‘mania da perseguição’. O que é demais chateia!

«life is too short...

---
...to wake up in the morning with regrets.
So love the people who treat you rigth,

and forget about the ones
who don’t and believe that everything
happens for a reason.
If you get a chance; take it.
If it changes your life; let it.
Nobody said that it would be easy,
they just promised it would be worth it.»

4.6.09

Ferreira Leite faz campanha a pensar já nas legislativas

---

PSD promete tentar baixar impostos, isto porque «não faço nenhuma promessa porque não sei se a posso cumprir. Assim que puder, baixo os impostos».

onde está "o melhor futebol" que não vejo?

---
"Se fosse albanês ou treinador da Albânia não gostava de estar na posição de ter de vestir aquela camisola." Cá está mais uma vez a confiança sem limites que nos caracteriza e que sempre nos traz dissabores.
Scolari conseguiu contrariar este efeito e colheu os frutos e que frutos!
"Temos de ser inteligentes. Já não temos paciência para perder tempo. Não há cá paciências, não temos tempo a perder".
Eu acho que somos mais de perder a cabeça quando estamos sob pressão e o mesmo digo em relação ao Cristiano Ronaldo. Contar com ele "para ganhar o jogo por Portugal"?
São precisos 11 jogadores para ganhar um jogo, não percebo porque insistem em fazer de Ronaldo a nossa arma [pouco] secreta para chegarmos à vitória! Sem o empenho dos 10 que sobram bem que pode tentar...
"Não podemos garantir o resultado, mas o que vamos garantir são 90 minutos de grande qualidade de futebol e de empenhamento para que, de uma vez por todas, não sobrem mais dúvidas no espírito de ninguém relativamente à atitude e ao empenhamento dos jogadores da selecção portuguesa".
Faço a mesma pergunta que fiz a Cristiano Ronaldo sobre o apuramento para o Mundial de 2010: isso é uma promessa?

caso BPN faz mais uma vítima

---

voto em branco

---
"(...) o voto em branco (ou deliberadamente nulo) é, do meu ponto de vista, um voto que me merece a maior consideração. É de alguém que se deu ao trabalho de não ir à praia, que participa na democracia mas que não se revê nos partidos e nas pessoas que se apresentam a votos. O voto em branco é um voto de protesto contra essas pessoas e esses partidos, em concreto. Mas não é um voto contra a democracia ou contra os partidos, em geral, como é a abstenção. Infelizmente, o nosso sistema eleitoral não distingue as duas situações. (...) O voto em branco (não a abstenção) é um voto politicamente consciente e deveria estar parlamentarmente representado por ninguém."
(Luís Campos e Cunha na edição impressa de 30.05.09 d' O Público)
[os destaques não fazem parte do artigo]

3.6.09

tetris faz anos

---
"Apesar de no momento da criação ter achado que tinha tido uma grande ideia, jamais pude imaginar que teria este êxito", reconhece o criador do jogo, 25 anos depois.
Eu fiz parte da legião de fãs deste jogo. Cheguei a ficar viciada ao ponto de esquecer os TPCs e só querer estar agarrada à consola e jogar, jogar...até mesmo enquanto dormia! Não parava de pensar nas peças que desciam pelo ecrã e na urgência de fazer linha.

Herman José na TVI até Setembro

---
A TVI vai continuar a dar-nos música, a novidade é que convidou Herman José (sim, leram bem) para o fazer. O formato, uma produção adaptada do inglês "The one and only", o caça-talentos musicais da BBC.
Uma tentativa de regresso ao passado e ao Chuva de Estrelas da SIC?

2.6.09

a despedida de Figo

---

"Ainda não tenho noção que acabou"

Nem eu!
Os relvados vão sentir a falta daquele que é considerado um dos melhores futebolistas de sempre. Um verdadeiro exemplo para os mais jovens.
Sobre a homenagem de Domingo, Figo salienta ter sido "um dia inesquecível".