29.9.09

Mafalda faz 45 anos

>
Foi a 29 de Setembro de 1964 que o argentino Quino idealizou esta irreverente personagem de BD. Estaria longe de imaginar que Mafalda se tornaria uma das mais célebres comentadoras políticas da actualidade.
Umberto Eco descreveu Mafalda em 1969, num prefácio a um dos álbuns que Quino dedicou à personagem, como "uma heroína zangada que recusa o mundo tal como ele é".
Contestatários e insatisfeitos? Acho que todos temos um pouco de Mafalda dentro de nós...

Presidente da República fala hoje ao país às 20h00

>
Irá finalmente quebrar o silêncio e pronunciar-se sobre a polémica das escutas?

Legislativas

>
















(Fonte: DN)
PS – Venceu de facto as eleições mas terá sido "uma extraordinária vitória eleitoral" como Sócrates fez questão de frisar? No fim de contas perdeu a maioria absoluta que detinha. Acrescenta que "o povo falou e falou bem claro: o PS foi de novo escolhido para governar Portugal. E foi escolhido sem nenhuma ambiguidade".
Aqui tenho as minhas dúvidas. Acho que ainda temos de esperar pela "ambiguidade". O PS não vai ter a vida facilitada e esta vitória pode transformar-se numa derrota a curto prazo. Espera-o sem dúvida muito jogo de cintura para conseguir governar, coisa a que não está habituado. (e alguns sapos também).

PSD - O grande derrotado. A cara da derrota? Manuela Ferreira Leite.
O falhanço rotundo da sua campanha de verdade. Um dos piores resultados do PSD. Nada o fazia prever dado que as sondagens pós-europeias colocavam primeira vez, Ferreira Leite à frente de Sócrates nas intenções de voto. Tudo se reduz portanto à falta de competência de Manuela Ferreira Leite em apresentar propostas concretas de mudança e em conseguir convencer o eleitorado de que o PDS é verdadeiramente "uma alternativa forte e credível ao PS".
Arrisco dizer que se a cara do partido tivesse sido outra, o PSD poderia ter ganho as eleições. Ganhos haveria com certeza em maquilhagem.

CDS - O grande vencedor. Portas conseguiu em pleno os seus objectivos. Viu reforçada a representação parlamentar e colocou o partido no terceiro lugar que "passou a disputar outro campeonato". É também o único partido com o qual o PS poderá formar um governo de coligação.

BE - O partido a registar a maior subida e o único a duplicar a sua representação parlamentar. Francisco Louçã congratulou-se pela derrota da "arrogância e do absolutismo da maioria absoluta do PS" e esfrega as mãos pelos votos que conseguiu roubar a Sócrates. Não há entendimento possível entre estes dois.
Com 16 deputados eleitos, teremos agora oportunidade de ver se o BE passa do papel à prática.

CDU - Não há muito a dizer. Passou a quinta força política e faz por manter-se à tona. Sabe que está a perder terreno para o BE, apesar dos 15 deputados que conseguiu eleger, mais um do que nas legislativas de 2005. Jerónimo de Sousa em jeito de desculpa congratula-se apesar de tudo dos resultados que foram "essenciais para retirar a maioria absoluta ao PS".

15.9.09

Patrick Swayze

>
Morre hoje um ícone da minha adolescência.
Já se previa este desfecho, mas gostamos de acreditar que esta gente não é de verdade e por isso não desaparece de cena como nós. A caixinha mágica perdeu hoje um pouco do seu encanto.
Recordo os filmes em que participou, estes que vão ficar para sempre.
.
Em Ghost – O Espírito do Amor (1990) de Jerry Zucker
A história de amor mais tocante que toda gente garante já ter visto.












'
Em Dirty Dancing (1987) de Emile Ardolino.
O musical que marcou uma geração. A música "(I've Had the) Time of My Life" foi vencedora do Óscar de Melhor Canção Original.
Em ambos, Patrick Swayze foi candidato a um Óscar.
.
Em The Outsiders – Os Marginais (1983) de Francis Ford Coppola.
Eles cresceram à margem da sociedade. Eles só queriam sentir que pertenciam a algum lugar.

14.9.09

"Gato Fedorento esmiúça os sufrágios"

---
Ricardo Araújo Pereira explicou que o objectivo do programa "não é hostilizar os candidatos", mas sim "fazer-lhes umas perguntas que sendo marotas, malandras vá, não sejam ofensivas".

José Sócrates prometeu que "iria ser bonzinho" durante a entrevista.
"Ele prometeu aos filhos que iria ser bonzinho, foi uma promessa simpática. Pelos vistos ele cumpre o que promete aos filhos, já não é mau", contou.

sobre o último frente-a-frente

---
Sobre o debate entre Manuela Ferreira Leite e José Sócrates, quer parecer-me que a líder do PSD foi siderada pela falta de consistência na argumentação, pela falta de seriedade na apresentação de uma justificação para a sua mudança de opinião.
Mais, diria que foi traída pela sua necessidade em dar explicações que mais não revelaram a sua falta de preparo, a falta de conhecimentos de causa, imperdoável a quem pretende conduzir os destinos do país.
Manuela Ferreira Leite não conseguiu transmitir confiança, empatia, de pouco ou nada lhe valeu a postura séria, honesta que vem pregando. Falta-lhe carisma. E nem os feitos do passado lhe valeram...ou a maquilhagem para minorar o efeito cinzentão que a sua imagem passa.
Quanto a Sócrates, pode ter uma pose arrogante, plastificada, mas não lhe faltou o dom da palavra na hora de fazer valer os seus feitos (não fosse ele um exímio propagandista). Com a matéria bem estudada, não lhe faltou capacidade de argumentação, esteve lá a disponibilidade (que reconheceu ter, ainda não há muito tempo) para aceitar a crítica e fazer melhor no futuro e claro, aquilo que melhor o caracteriza, mostrou ter memória [comparativa].

Ferreira Leite pretende suspender o TGV, subitamente preocupada com o endividamento. A forma como meteu na algibeira a diplomacia também não abonou muito a favor. Há coisas que embora se pensem simplesmente não se dizem. Mais da mesma falta de consistência nas explicações. E também não explica como pretende fazer face ao problema do défice. Nem como pretende avaliar os professores ou os juízes. Parecer determinada em chegar primeiro ao poleiro e depois vê o que fazer.

O debate foi esclarecedor.
Ferreira Leite não conseguiu ganhar votos e Sócrates não perdeu os seus. Continua tudo em aberto até dia 27 de Setembro.

9.9.09

e quase treinador?

---
Estamos no caminho certo. Queiroz diz não estar satisfeito com os resultados, mas garante que estamos a jogar bom futebol.
Estamos?
A balança está um pouco desequilibrada: faltam golos a Portugal, falta garra no ataque e faltam jogadores em finalização.
Quanto a Cristiano Ronaldo, a nossa arma pouco secreta, parece que, com a pressa, deixou ficar no Manchester United o pé certeiro e trouxe um que não era o seu.
Será que já percebeu a diferença?
Queiroz acredita contudo ter equipa para fazer golos e principalmente para não sofrer golos, eu diria que não se nota nada. Não depois de termos assisto à forma como Scolari compôs com pulso forte uma equipa que soube jogar pela primeira vez como tal, sem falsa humildade, levando a nossa Selecção e portugueses em geral a acreditar que seria possível ganharmos, finalmente, um Mundial.
Com Queiroz temos de continuar a acreditar num apuramento que cada vez parece mais difícil de vermos concretizar-se!

3.9.09

arrependimentos tardios ou não...

---
Sócrates reconhece que falhou e fala em falta de delicadeza na forma como lidou com os professores.
Maria de Lurdes Rodrigues desdramatiza e admite que existiram APENAS "problemas de comunicação".

A manifesta "humildade" em reconhecer que errou vem um pouco tarde e, reduzir tudo à falta de delicadeza, à falta de capacidade em dar explicações ou à infantilidade dos professores, não basta para esquecer 4 anos de "problemas de comunicação" ou melhor da falta dela.

"Quem semeia ventos, colhe tempestades" e nada do que José Sócrates possa dizer AGORA terá qualquer utilidade, seja qual for o objectivo eleitoral de toda esta súbita disponibilidade em reatar e transformar a sua relação com os professores numa relação mais "delicada" e "atenta". Digo eu, com toda a delicadeza.

2.9.09

sempre foi um verão quente...

---
...em promulgações. O Presidente da República promulgou 113 diplomas em Agosto e vetou apenas um diploma no mesmo período, mas ainda se encontram 54 em análise...

Festival de Veneza arranca hoje

---
Giuseppe Tornatore está de volta com o filme: Baarìa - La Porta Del Vento. O autor de Cinema Paraíso, premiado com o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro em 1990, regressa à sua Sicília natal, para contar um drama épico com elementos autobiográficos.

Se Giuseppe Tornatore nos brindar com mais do mesmo, estou certa de que poderá vencer pela segunda vez. O filme Cinema Paraíso comoveu e continuará certamente a comover pela singularidade com que aborda o tema da amizade, prestando-lhe um verdadeiro tributo.
Em competição estão 24 filmes, entre as longas-metragens contam-se mais quatro produções italianas, seis títulos norte-americanos e três franceses.

1.9.09

o novo paradigma

---

MFL já em tempos havia dado "graças a Deus" por os comícios fazerem parte do passado, declarando-se agradecida às redes sociais da internet por terem colocado um fim à "sociedade de massas".
Assim e quase parecendo aliviada, anuncia que a campanha do PSD não terá comícios e fala numa "volta de verdade", virada para esclarecer os eleitores (eu tenho uma: COMO pretende reerguer o país? Diz que vai fazer isto e aquilo e abstém-se de dizer como. Que política de verdade é esta? ESTE discurso já conhecemos e não é de hoje).
Acrescenta que não irá fazer convites às principais figuras do partido para participarem na campanha. Quem quiser aparecer que apareça. Pergunto se ainda haverá alguém disposto a dar a cara pelo partido?
E depois, quem é que gosta de ir a um funeral ou a uma missa do sétimo dia?
Se é com esse sentimento que vai andar em campanha, mais vale ficar em casa a fazer o frete. Estamos habituados a um bom entertainer, a um discurso aceso com algum espectáculo sim, porque o conjunto faz a festa, apesar de tudo...

Mas...talvez fosse melhor pensar duas vezes antes de descartar o convite do casamento... MFL ajoelhava e fazia o pedido ao partido, sempre ajudava.