6.7.09

há vida para além de Hollywood

---
Investir milhões de dólares numa produção cinematográfica não significa à partida sucesso garantido nas bilheteiras. O mesmo serve para os actores, pagos a peso de ouro, que depois não levam as pessoas a pagar para ver o seu último filme (caso de "Austrália" com Nicole Kidman que custou 130 milhões de dólares (94 milhões de euros) com resultados modestos nas bilheteiras americanas). Comparativamente, o mesmo não pode dizer-se de "Slumdog Millionaire" (vencedor de 8 óscares), cuja produção custou 'apenas' 15 milhões de dólares.

Hollywood vive dias difíceis. Os estúdios vivem à sombra dos sucessos de bilheteira alcançados com "Schindler´s List", "Forrest Gump", "Bravehearth" ou "Titanic". Esses eram dias em que os filmes davam lucro e em que apostar em grande na produção acabava por compensar. Hoje aposta-se em grande num filme à espera de um sucesso que acaba por revelar-se o pior dos fiascos.
O problema é a falta de ideias, os estúdios perderam a imaginação. Temos assistido a remakes de sucessos antigos, a sequelas de sucessos actuais, a adaptações de livros com sucesso nas bancas e pouco mais. Há falta de guiões originais. Há falta de filmes diferentes daquilo a que estamos habituados a ver.

Há contudo vida para além de Hollywood. As produções de Nollywood não têm efeitos especiais nem cenários elaborados, vivem de um permanente espírito de desenrascanço das equipas técnicas (há sempre alguém que falta devido ao trânsito caótico de Lagos, os cortes de corrente eléctrica são rotineiros, as filmagens na rua podem ser interrompidas por gangs exigindo dinheiro ou espontâneos mais curiosos), os actores nem sempre decoraram as suas falas e os realizadores estão fortemente pressionados para despacharem a coisa em três ou quatro dias de filmagens. Talvez por isso mesmo estes filmes chegam directamente ao coração das populações africanas.

Sem um circuito de exibição em salas, o cinema made in Nigeria parece estar a ser vítima do seu sucesso - a proliferação de cópias piratas - a ruína de qualquer produtor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

*