7.4.09

Livros, Leituras e Paranóias

>>
>>
---------
Acho que caí na armadilha de querer fazer uma lista! (Palavras Impressas)
Tentei enumerar todos os livros que já li mas, para além de não me conseguir lembrar de muitos, o número que consegui até agora é deveras exasperante!
Coloquei na dita lista o nome de todos os livros dispersos pelas estantes lá de casa e que me lembrava de ter lido e acabei por verificar que:
- A julgar pela data de aquisição (outra mania minha) de muitos, mais parecem verdadeiros dinossauros empoeirados, mas não sinto que tenha chegado ainda a sua hora;
- Muitos não se qualificam para entrar nesta lista. Estou aqui a referir-me a enciclopédias, livros de arte, dicionários e familiares destes, enfim...utilitários. Não se constrói uma biblioteca sem este género de livros;
- Descabelei-me para nada ao tentar lembrar-me a quem tinha emprestado este ou aquele, os livros que julgava perdidos apareceram finalmente;
- Está no hora de retomar aquela colecção que já está parada há algum tempo e;
- Está definitivamente na hora de arranjar outra estante!
>>
Averiguações à parte tomei consciência de que:
- São muito os livros que começo a ler e que não acabo porque não conseguem “prender-me” ao fim do 3º capítulo, esses também contam?;
- Interesso-me por temas muito particulares e aqui, sempre que se trata de um romance histórico, gosto inclusive de ler a mesma história contada por um outro protagonista só para ver o prisma da perspectiva (sei que parece a mesma coisa mas não é);
- Gosto sobretudo de livros com mais de 400 páginas, os mais pequeninos deixam-me sempre insatisfeita;
- Há livros que fazem parte da lista que nunca mas nunca vou perder tempo a ler (e eu que não gosto de dizer nunca) e;
- Não me sobra muito tempo para ler.
Posto isto, o 1000º afigura-se muito, mas muito longe!
>>
Assim, está decidido! Não vou pensar mais nisso! Não sou de ler só por ler, nem de ler dois ou mais livros em simultâneo. Vou acrescentando os MEUS livros, à MINHA lista, ao MEU ritmo, sem pressa ou paranóia. Mas também ninguém pediu que fosse de outra forma!
Devo estar mesmo muito cansada para estar a dar tanta importância a algo que deveria funcionar como referência, não como uma “bíblia” para os amantes de livros.
Ainda bem que vou de férias...mas nunca sem um livro! :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário

*