21.4.09

Phoolan Devi – Rainha dos Bandidos

O tráfico de raparigas para o Médio Oriente é um problema grave na Índia. Muitas são transformadas em escravas sexuais ou criadas domésticas. Estamos a falar de milhões de crianças que são abandonadas no país, tornando-se vítimas fáceis.
>>
Sobre esta temática deixo uma sugestão de leitura: a autobiografia da rainha dos bandidos da Índia - Eu, Phoolan Devi - publicada pela Difel.
Phoolan Devi, nasceu numa família indiana de casta inferior, atrozmente pobre, sobreviveu à miséria e à degradação num mundo em que estômagos e muros se enchem com a mesma lama, onde se respeita mais um búfalo vadio que uma rapariga.
Aos 11 anos foi trocada por uma vaca e vendida a um homem com o triplo da sua idade, mas tal como Indira Gandhi, rebelou-se. Acto inadmissível na Índia.
Esteve presa 13 anos e foi libertada, sem julgamento, em 1994. Após a prisão, Devi criou o movimento Eklavya Serra que reclamava a quota de um terço de mulheres no governo e no Parlamento, a abolição do trabalho infantil e os direitos fundamentais à educação para as castas mais pobres. Foi eleita para o Parlamento em 1996.
No dia 25 de Julho de 2001, Phoolan sofre um atentado quando regressava a casa do Parlamento e é mortalmente atingida com 3 tiros.
Suspeita-se que o assassinato tenha sido cometido para vingar o massacre de Behmai em 1981 comandado por Phoolan e que lhe valeu o nome de Rainha dos Bandidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

*