9.3.09

Magalhanês

Pedro K.: http://bicocalado.blogspot.com/
















>>
Transformado em símbolo nacional e instrumento de política externa pelo nosso Primeiro-Ministro, eis que o Magalhães se vê envolvido em mais uma polémica.
Desta feita, descobriram-se nas instruções dos jogos didácticos do portátil erros graves de ortografia, sintaxe e gramática. Aparecem repetidamente, nos vários ecrãs desses jogos, palavras mal escritas, mal acentuadas ou inventadas, verbos mal conjugados, vírgulas colocadas ao acaso que, em vez de ajudar a utilizar esses mesmos jogos, tornam impossível entender o que as instruções pretendem.
Aqui ficam alguns exemplos, verdadeiras "pérolas":
>> "Mexe as peças puxando-las. Carrega o botão direito nelas para as virar. Selecciona uma peça e roda à volta dela para a rodar. Quando a peça pedida estiver feita, o computador vai reconhecer-la (...)."
>> "Dirije o guindaste e copía o modelo."
>> "É preciso saber manipular e carregar nos botões do rato fácilmente."
>> "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."
>> "Primeiro, organiza bem os elementos para poder contar-los (...)."

E ainda:
As instruções de cada jogo estão organizadas em três tipos de informação: "objectivo" (o propósito daquele jogo), "manual" (a forma de jogar - por exemplo, quais as teclas e como fazer cada acção) e "necessário" (os requisitos para poder jogar).
Clicando em "necessário" encontramos indicações tão diversas como "bom controlo do rato", "utilização do teclado", "ler as horas" ou "saber contar". Mas nas instruções do "Jogo de Bolas" ficamos a saber que, para essa actividade, é "necessário: cérebro".

O secretário de Estado Adjunto da Educação, Jorge Pedreira, desdramatiza dizendo que "uma coisa é certa: não é pelo facto de um programa de jogo didáctico ter erros, que isso diminui, em alguma coisa, a utilidade e a importância do projecto do computador Magalhães".
Ao que parece o erro já havia sido detectado, tendo sido efectuadas actualizações no início deste ano.
Só posso deduzir que é bem mais importante e acima de qualquer polémica, atingir a meta a que o Primeiro-Ministro se propôs ou seja, a entrega de 500 mil computadores Magalhães aos alunos do 1º ciclo do ensino básico no âmbito do programa e-escolinha. A data prevista inicialmente apontava para o final do ano lectivo, no entanto prevê-se que a totalidade dos computadores seja entregue até Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário

*