23.3.09

Primavera com Poesia

>>
A Primavera está chegando, mentem aqueles que declaram que ela chegou!
A data dita o dia, mas ainda não ouvi as andorinhas, ainda não vi o sol em todo o seu esplendor.
A Primavera chegou, dizem!
Cruza o seu caminho a Poesia. O dia dita a data, as ruas transbordam de rimas e vemos naquela esquina ali à frente o “Descobridor da Natureza”, que apregoa com alma: “Aos meus versos que partem para a humanidade. (...) / Escrevi-os e devo mostrá-los a todos (...) / Quem sabe quem os lerá? / Quem sabe a que mãos irão? / Ide, ide de mim! (...) / Passo e fico, como o Universo.”
E enquanto a sensação não passa, adormeço sentada, embalada pelas palavras que mais parecem borboletas.
Acordo quando a meu lado encontro sentado “o Argonauta das sensações verdadeiras” que me confessa “ olho para as flores e sorrio… / Não sei se elas me compreendem / Nem se eu as compreendo a elas, / Mas sei que a verdade está nelas e em mim / E na nossa comum divindade / De nos deixarmos ir e viver pela Terra / E levar ao colo pelas Estações contentes/ E deixar que o vento cante para adormecermos / E não termos sonhos no nosso sono.”
E com vontade dançamos, rodopiamos até ser noite e começarem a surgir no horizonte as estrelas da manhã.
A Primavera chegou, continuam a dizer, onde está que não a vejo? Serei só eu...
Quero “o dia cheio de sol”, quero colorir de verde o “renque de árvores lá longe, lá para a encosta” para que este deixe de ser apenas verso, o desabrochar das flores e do seu perfume, a brisa que começa a ser quente e que nos convida a ficar mais um instante naquela esplanada, naquele fim de tarde.
Poeta das coisas simples, tu que escreves sobre a Natureza, não vês que manténs a Primavera prisioneira das tuas sensações?
Sei que queres fazer “ (...) sentir aos homens falsos / A existência verdadeiramente real das flores e dos rios. (...)”, mas por favor liberta-a dos teus versos para que possa ser Primavera!

(os destaques são Poemas de Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos)
>> Homenagem ao dia 21 de Março – início da Primavera, Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Poesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

*