30.3.09

Ruivós “mais perto do mundo”

>> "Pequena aldeia do concelho do Sabugal ainda não tem rede de saneamento básico, mas já pode aceder gratuitamente à Internet."

Só faltou dar pulos de alegria (estou a exagerar claro!) quando vi a notícia no Jornal SOL sobre esta pequena aldeia do Interior que ficou ligada ao mundo através da Internet. Mas o que tem a notícia ou esta pequena aldeia de tão especial? Aparentemente, NADA!
Não fosse o facto de estar localizada a pouco mais de alguns quilómetros de outra terrinha – Rapoula do Côa – a minha terrinha!
A iniciativa partiu da Junta de Freguesia local, que decidiu oferecer aos seus habitantes acesso à Internet sem fios e desta forma permitir a todos estarem mais perto do resto o mundo e dos seus que estão lá fora.
>>
Só não consigo entender uma coisa, porque insistem sempre em trazer à tona as deficiências em vez de dar o devido mérito a este tipo de iniciativas? Porque não podem simplesmente louvar o facto de uma aldeia querer aproximar os seus, estejam eles onde estiverem?
Não têm saneamento básico, e depois? Esse é o menor dos seus problemas, a população soube suprir essa necessidade e viver assim até aqui.
A minha terrinha, Rapoula do Côa, à semelhança de Ruivós, com pouco mais de 100 habitantes, difere apenas no facto de já estar ligada à rede de saneamento básico.
O que muda na realidade? Nada!
Toda a gente se lembra das obras, dos canos que foram obrigados a instalar, muitos acredito não sabendo muito bem com que finalidade. Passados estes anos, a Estação de Tratamento existe, mas nunca ninguém a viu funcionar, mais parece largada ao abandono.
Retiro o que disse, ao que parece o aspecto de normal de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais é mesmo esse – mais parece largada ao abandono – isto porque não se vê vivalma, não se ouve a estação a funcionar e os tanques estão cheios de ervas.
(artigo completo aqui >>)

Sem comentários:

Enviar um comentário

*