13.2.09

Paraskavedekatriaphobia

>>
Às aranhas, às pessoas, à água e sei lá que mais ainda percebo, mas fobia à sexta-feira 13?
Para a maioria das pessoas, o número 13 provoca alguns calafrios sempre que aparece no calendário em dia de sexta-feira. Considerado dia de má sorte por umas (faço parte deste universo, nem vou referir a palavra começada por A, não vá o diabo tecê-las), para outras traduz-se num medo irracional ao ponto de ficarem doentes, recusando-se a sair de casa.
A superstição está tão enraizada que, um pouco por todo o mundo, o número 13 vem sendo banido da numeração, seja da dos pisos de muitos edifícios (utiliza-se a letra M para identificar o 13º piso (12, M, 14) por ser a 13º letra do alfabeto); seja da dos quartos em hotéis; seja da dos terminais em aeroportos ou pistas de aterragem; seja da dos carros da Fórmula 1 ou das camisolas em alguns desportos – ninguém se arrisca a trazer este número ao peito.

Pessoalmente, recordo um episódio caricato de quando estive no Convento de Cristo em Tomar. Depois de palmilhar todos os corredores da ala dos dormitórios e procurar em todos a cela 13, não consegui encontrar nem esta nem a 113, curioso, não?

Quanto ao palavrão, decomposto temos:
>> Paraskeví (Παρασκευή) (que significa sexta-feira), e dekatreís (δεκατρείς) (que significa treze), agregado a phobía (φοβία) (que significa medo).

Para quem sofre com este dia, o melhor é não esquecer de aviar os calmantes, ainda vamos ter mais duas ocorrências, uma já no próximo mês e outra no final do ano em Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

*