25.2.09

Quando penso no Carnaval...


>>
...a única coisa em que consigo pensar é: Máscaras!


Há os que as usam e abusam, vivendo uma existência de mentiras esquecendo o molde original. Convencem-se de que não conseguem viver de outra forma e quando a realidade não lhes permite tirar a máscara, convertem-se para sempre a uma existência de encaixe. Colocam e tiram as várias máscaras de acordo com a circunstância, sem dó nem piedade.
Partilho dos versos de ÁLVARO DE CAMPOS em a “TABACARIA”:
(...)
Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
Ser o que penso? Mas penso tanta coisa!
E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!
(...)
Fiz de mim o que não soube
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime.

.
Essência musical dos meus versos inúteis,
Quem me dera encontrar-me como coisa que eu fizesse,
E não ficasse sempre defronte da Tabacaria de defronte,
Calcando aos pés a consciência de estar existindo,
Como um tapete em que um bêbado tropeça
Ou um capacho que os ciganos roubaram e não valia nada.
(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

*