20.2.09

[Cinema] Revolutionary Road

>>


O filme retrata a história de um jovem casal anos 50 em início de vida que se muda para os subúrbios, mais especificamente para Revolutionary Road.
A história coloca em cena April Wheeler (Kate Winslet) na figura da mulher fada do lar e Frank Wheeler (Leonardo DiCaprio) no papel do homem que sustenta a família com o seu trabalho, um trabalho que o faz sair de casa dia após dia e que não lhe traz outra realização a não ser a satisfação de dever cumprido. Uma peça entre as muitas que compõem o puzzle da imagem – a família perfeita e de sucesso.
Juntos enfrentam os problemas do dia-a-dia relacionados com o casamento, a tarefa difícil de educar os filhos, as expectativas de uma vida alinhavada anos antes e que vêm sendo adiadas ante a imposição de um estilo e conduta de vida ditados pelas convenções e regras sociais da época.
Algo se agita no interior de April que se recusa em contentar-se com aquilo que tem, em acomodar-se a uma vida sem sentido que não consegue viver plenamente.
Recorda-se de quando era jovem e conhecera Frank, do que a levara a unir o seu destino ao dele – a ambição de Frank em querer sentir realmente as coisas.
April anseia por libertar-se da prisão onde vive e tenta convencer Frank de que a vida deles não passa de uma ilusão confortável, que ambos vivem aquilo que todos esperam deles.
Mas quando decide reverter esta situação e mudar o rumo das coisas, os acontecimentos precipitam-se vertiginosamente pondo a descoberto um turbilhão de emoções contraditórias que obrigam ambos a avaliar sentimentos e prioridades.

>> “I wanted IN. I just wanted us to live again. For years I thought we've shared this secret that we would be wonderful in the world. I don't know exactly how, but just the possibility kept me hoping. How pathetic is that? So stupid. To put all your hopes in a promise that was never made. Frank knows what he wants, he found his place, he's just fine. Married, two kids, it should be enough. It is for him. And he's right; we were never special or destined for anything at all.” KATE WINSLET (April Wheeler)
Cravada como uma faca no peito de um e outro, a percepção de que a tal felicidade que ambos julgavam viver em pleno deixa uma ferida aberta despoletando o princípio do fim, mais que previsível.
>> “I saw a whole other future. I can't stop seeing it.”

KATE WINSLET (April Wheeler)
>> “Look at us. We're just like everyone else. We've bought into the same, ridiculous delusion.” KATE WINSLET (April Wheeler)
A verdade que os Wheeler não querem ver chega-nos da boca de um louco, sem rodeios, tão cruel quanto a sua dimensão, desfazendo de vez a ilusão do casal perfeito.

O filme atropela-nos sem piedade e quase sem querermos passamos em revista uma série de coisas e avaliamos o estado de outras tantas.
No todo, está muito bem conseguido, acho apenas haver melodrama a mais, não pude deixar de recordar a dupla no “Titanic”.
Kate Winslet igual a si mesma - sublime e um Leonardo DiCaprio mais maduro.
Depois de ver “O Estranho Caso de Benjamin Button”, sei que subi demasiado a fasquia, mas há muito que nenhum filme me enchia as medidas como este fez.

Sem comentários:

Enviar um comentário

*